quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Hobby, qual é o seu?

Deixa eu começar com uma pergunta, tenho certeza que todas vocês fizeram pelo menos 5 promessas de ano novo, né? Se não, me desculpem, foi apenas uma tentativa frustrada de me tornar vidente, se sim, esqueça elas, leia até o fim !

"10,9,8,7,6,5,4,3,2,1 Feliz Ano nooooovo!" Mesmo antes dessa frase grande parte de vocês já tinham pensado o que queria da vida em 2010, e depois dessa frase começaram as promessas: Quero emagrecer, vou malhar todos os dias, vou comer verdura,vou me valorizar mais, vou estudar muito, vou arranjar um namorado, vou ser mais calma, vou todos os dias do meu curso de inglês, a não ser que tenha um motivo importante pra faltar como: ouvir uma fofoca da best! uhsauhsuahsahsa. Enfim, são diversificadas, mas todas são promessas!

Maas, eu duvido vocês advinharem minha promessa! Prometi escrever um livro, não necessariamente publicá-lo, o que é muito difícil, mas vou escrever! Tenho paixão compulsiva pela escrita, daí passei a tratar isso com um hobby! E é isso mesmo em que eu vou investir nesse ano, nos meus hobbys, no que eu gosto de fazer! Quando você faz algo do seu interesse, você limpa a alma! E se você ainda não se descobriu, eu vou tentar te ajudar.

O texto abaixo foi retirado do http://vocemaismais.wordpress.com/ e eu adaptei pra vocês, ficou bem bacana, espero que gostem!

"Agora, vamos ver 3 passos simples para te ajudar a descobrir o quê você gosta de fazer.

Passo 1: Você vai encontrar a resposta. Não duvide.

Sem dúvida alguma, você a encontrará! Basta pensar que vai, e terá sucesso. Não importa o quanto demore. O pensamento positivo é a chave pra evitar que você desista da sua tarefa.

Portanto: Descobrir o que você gosta de fazer = Decidir que quer descobrir!!
Passo 2: ESCREVA uma lista das suas habilidades e interesses.

Separe em duas colunas: em uma, as coisas que você sabe fazer; em outra, as coisas pelas quais você se interessa.
Se você quiser, pode imprimir esta página aqui e usá-la como modelo. É essencial que você ESCREVA!!!! Quando eu digo “habilidade”, me refiro à qualquer habilidade sua. Pode ser um conhecimento específico, ou algo intangível. Se esforce para listar TODAS que possuir. Pode ser, por exemplo, programar, fazer sites, conversar, dar conselhos, persuadir pessoas, blogar, flertar, dar palestras, fazer bolhas com sua baba (eca! :-P )… realmente, pode ser qualquer coisa, não tenha receio! Também inclua assuntos que você domina como computadores, economia, biologia, futebol, música, etc.

Na outra coluna, liste seus interesses. Não seja tímido! Escreva TODAS as coisas pelas quais você se interessa que conseguir lembrar. Aranhas, sapatos, cabelo, maquiagem, basquete, carros, jornalismo, investigação, filmes, viagem, caridade, fazer pessoas rirem, pescar, jardinagem, mergulho, abridores de garrafa. Sim, eu disse abridores de garrafa.

A)Quando entra em uma livraria, qual seção você naturalmente visita primeiro?
B)Pergunte para seus amigos quais habilidades e interesses eles enxergam em você? Você ficará surpreso com as coisas que eles dirão (espero que sejam boas… hehe)!
C)O quê você conseguiria passar muito tempo fazendo?
D)Pergunte pros seus pais e familiares com o quê você costumava brincar quando era criança. Quais tipos de brinquedos e brincadeiras você escolhia?
E)Qual coisa você faz que as pessoas costumam elogiar?
F)Em quais coisas seus professores e pais diziam que você era bom, e em quais coisas eles diziam que você era ruim?

Mas por que eu estou falando tanto em habilidades e interesses? Bem…

… Habilidades: Porque você tem que levar em consideração aquilo no que é forte. E não diga que não é bom em nada. Todo mundo tem habilidades! Você só nunca pensou a respeito.
… Interesses: Simplesmente porque você precisa amar o que você faz. Ao incluir seus interesses na lista, você está criando outro mecanismo pra evitar desistências.

Concentre-se em lembrar do maior número de itens para sua lista. E escreva todos eles!
Você pode notar que suas habilidades estão tendendo sempre para umas duas ou três características comuns. O mesmo vale para seus interesses. Lembre-se disso para o passo 3.
Passo 3: reserve um tempo REALMENTE sozinho, sem distrações, para concentrar-se e perceber o que você gosta de fazer, simplesmente fazendo as perguntas certas para si mesmo.
Ok, você já ficou um tempo sozinho sem distrair-se. E agora?
Você deve se fazer uma pergunta bastante simples. Simplicidade é a chave. Quanto mais simples a pergunta, mais fácil a reposta.
Por exemplo, se você perguntar “quanto é 10 vezes 10″, a resposta vem muito facilmente: 100.
Porém, se você perguntar “quanto é raiz cúbica de 8234298908110″… vai demorar um tempão pra fazer esta conta!
E por favor, escreva! Escrever as coisas te permite fazer conexões que nunca foram feitas antes, pois você está vendo elas em um papel. Isso também faz com que seu cérebro “libere espaço” para outros pensamentos
Então, vamos usar o seu tempo sozinho. Escreva em um papel uma pergunta muito simples: “O que eu gosto de fazer?” Essa pergunta é um tanto quanto ampla, então vamos restringi-la um pouco. Tente perguntar-se:
O que eu adoraria fazer no meu dia-a-dia, usando tanto minhas habilidades quanto meus interesses, e que vai trazer algo de significante para mim?


Vê a diferença? Quanto mais detalhada, mais clara a pergunta, e mais simples de ser respondida.
E mais: as pessoas costumam perder o foco e pensarem em como fazer dinheiro. Elas não percebem que o dinheiro é um subproduto obtido quando se agrega valor às pessoas na forma de um produto ou serviço.

Abra seu editor de textos ou pegue uma folha em branco e escreva bem no topo aquela pergunta.
O ponto agora é ESCREVER AS SUAS RESPOSTAS!!
Olhando na lista que você fez no passo anterior, comece escrevendo uma lista de respostas. Apenas escreva. Ela não precisa ser perfeita ou bonitinha. Nem precisa fazer sentido, pois, mais cedo ou mais tarde, você saberá ligar os pontos. Aqui vai uma história para ilustrar o que estou falando:
Havia uma cidadezinha com uma estação de esqui que atraía muitos turistas, os quais por sua vez aqueciam a economia local. No entanto, quando nevava, a neve se acumulava sobre os cabos de energia e fazia com que eles se rompessem, causando muitos apagões. Lentamente, os turistas diminuíam, então a cidade promoveu uma grande reunião para discutir como resolver o problema. Muitas sugestões foram dadas durante algum tempo.
Então alguém gritou bem alto do fundo da sala dizendo “vamos pendurar potes de mel nos fios para atrair os ursos. Quando os ursos subirem nos postes, vão balançá-los e fazer com que a neve caia dos fios.”
Todos os presentes riram e alguém querendo prolongar a piada disse “e como é que vamos encher os potes de mel novamente?”. “Vamos usar um helicóptero”, outra pessoa falou.
Então a resposta surgiu bem diante deles. Usando o vento criado pelas hélices do helicóptero, a neve poderia ser removida dos fios!

Bem, a moral da história é que respostas não importam o quão ridículas pareçam, não devem ser temidas porque muitas vezes elas conduzem a resultados. É tudo parte do processo.

Mesmo que uma resposta pareça idiota, escreva-a. Escreva todas as suas respostas até que haja umas 20. Você vai perceber que à medida que escreve, vai elaborando respostas que nunca tinha pensado antes.
Você se surpreenderá com a qualidade das coisas que escreveu!

Agora vem a hora do foco.

Se você tenta fazer um monte de coisas ao mesmo tempo, não conseguirá terminar nada.
Mas se você focar e concentrar toda sua força, energia, atenção, raciocínio, etc. Em apenas um objetivo, você conseguirá um resultado de qualidade em pouco tempo. Todos os seus esforços concentrados são mais eficiente do que quando estão dispersos.
Então, dê uma olhada na sua lista de respostas e escolha a idéia que mais te atrai. Pode ser que você consiga juntar algumas idéias em uma só. Não escolha aquela que trouxer satisfação apenas a você, mas que trouxer satisfação para outras pessoas também.
Como você vai saber que encontrou o que gosta de fazer?

Sua escolha te faz sentir bem? Então você acertou ao fazê-la!
Mas se você sente uma ponta de dúvida, tem algum mínimo receio sobre ela, então realmente não é isso que você gosta de fazer. Recomece e faça uma nova escolha.

Agora que você sabe o que gosta de fazer, e sabe como ganhar dinheiro com isso, você deve AGIR!
A maior parte das pessoas chegam a este ponto, mas não agem, e suas vidas não mudam em nada.

Procure na internet informações a respeito do que você gosta de fazer, conheça pessoas para discutir o assunto, aprenda, enfrente seus medos e dúvidas (os dois maiores assassinos de sonhos), mude sua maneira de pensar, pense positivamente, visualize. Viva a vida que você quer, e não aquela que os outros criaram para você.

Invista em você mesmo e faça acontecer!"

Postado por: Maria Eduarda :*

Um comentário:

  1. amei! agora finalmente encontrei o que realmente gosto de fazer: ensinar!

    ResponderExcluir